O deslocamento de abomaso é um dos principaisproblemas que afetam a bovinocultura leiteiramoderna. Cada vez mais prevalente nos rebanhosespecializados em todo o mundo, a anomaliaprovoca perda econômica devido aos custos com otratamento, à queda na produção, ao aumento dosdescartes involuntários e à morte dos animais.A respeito desse assunto, avalie as afirmações aseguir.I. A atonia abomasal constitui pré-requisito paraa ocorrência dessa síndrome multifatorial,já que o gás produzido pela fermentaçãomicrobiana distende o abomaso, predispondoao deslocamento.II. Doenças metabólicas como a cetose ehipocalcemia estão fortemente associadas àocorrência do deslocamento de abomaso.III. O diagnóstico de deslocamento de abomasopara a esquerda pode ser realizado porausculta e percussão do flanco esquerdo, comidentificação da localização do som metálicocaracterístico de "ping".IV. As principais ações para a correção efetivado deslocamento severo de abomaso sãocorrigir o balanço eletrolítico do animal ea desidratação, e providenciar tratamentoapropriado para doenças associadas.É correto apenas o que se afirma emA I e IV.B II e III.C III e IV.D I, II e III.E I, II e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
9
A alternativa D) apresenta afirmativas verdadeiras em relação ao deslocamento de abomaso.
O deslocamento de abomaso é resolvido cirurgicamente, não existem métodos efetivos de resolver o problema clinicamente, exceto quando o deslocamento é palpável, ou quando ele é pequeno, aí é possível fazer a movimentação manual do abomaso ou estimular com procineticos.
Porém, manter o balanço hidro-eletrolítico do animal é importante como forma de prevenção, principalmente em fêmeas gestantes, que podem acabar sofrendo com um deslocamento a direita.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás