Os alimentos probióticos e prebióticos podem serindicados para recomposição da microbiota intestinal,prevenção e tratamento de diarreias, constipaçãointestinal, intolerância à lactose, assim como emoutras condições clínicas, como por exemplo, asdoenças inflamatórias intestinais (DII).Considerando as orientações nutricionais empacientes portadores de DII, avalie as afirmaçõesa seguir.I. Na fase aguda (recidiva) da doença deve-seenriquecer a dieta dos pacientes com alimentoscom alto teor de fibras solúveis, que formamácidos graxos de cadeia curta por meio da açãodas bactérias intestinais.II. Na fase de remissão da doença, deve-seaumentar, de forma progressiva, o teor defibras insolúveis da dieta dos pacientes.III. Para aumentar o tempo de remissão dadoença deve-se estimular a inclusão deprobióticos na dieta, que podem favorecero reequilíbrio da microbiota, tendo em vistaque esses pacientes apresentam quantidadesinferiores de bactérias benéficas.IV. Na fase aguda (recidiva) da doença, deve-seaumentar o consumo de probióticos, ácidosgraxos ômega 3, leite e derivados.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
11
As afirmações I, II e III estão corretas (Alternativa D).
Para tratar as doenças inflamatórias intestinais (DII) é necessário aumentar o consumo de fibras solúveis que irão reconstituir a parede intestinal, além de aumentar o consumo de fibras insolúveis que ajudam no movimento do muco fecal, evitando o aumento da microbiota ruim. Além disso, deve estimular o consumo de probióticos na dieta.
O leite e derivados em algumas DII é extremamente alergênico e pode piorar o quadro. Assim, a afirmação IV está incorreta.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás