• Matéria: ENEM
  • Autor: gabirabasantos8571
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma mulher com 57 anos de idade teve diagnóstico de câncer na mama direita em 2011 e, em 2015, namama esquerda. Nas duas ocasiões, fez quimioterapia e mastectomia radical, seguindo com tratamentomedicamentoso com tamoxifeno. Em 2016, iniciou quadro de plenitude gástrica e emagrecimento involuntário.Procurou atendimento médico, foi internada e submetida a endoscopia por meio da qual foi visualizada lesãoinfiltrante no fundo e metade proximal do corpo gástrico. O exame histológico confirmou câncer gástricometastático e a paciente iniciou tratamento quimioterápico.Na triagem nutricional a paciente relatou fadiga aos mínimos esforços, redução da ingestão alimentar e perdade peso nas duas últimas semanas. Alguns dos dados coletados na avaliação nutricional são apresentadosa seguirExame físico: desidratada, mucosas hipocoradas e com edema de membros inferiores. História alimentar:ingestão alimentar diária em torno de 60% das necessidades nutricionais e baixa ingestão hídrica.Considerando esse caso clínico, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Determine e explique, com base nos dados apresentados, o diagnóstico nutricional dessa paciente.b) Determine e justifique as características da dieta a ser adotada para a paciente em questão, com ênfasena recomendação energética, proteica e hídrica. c) Considerando que a ingestão alimentar diária dessa paciente permaneça em 60% das necessidadesnutricionais, sem expectativa de melhora, defina a conduta nutricional adequada para ela.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
11

a) O diagnóstico nutricional dessa paciente é de risco nutricional ou de desnutrição devido a ocorrência de perda de peso, consumo alimentar, dosagens bioquímicas, sinais físicos e clínicos.

b) As características da dieta a ser adotada pela paciente devem considerar o recebimento de energia 30-45Kcal/kg/dia e de proteínas: 1,5-2,0g/kg/dia.

c) A adequada conduta nutricional para a paciente é a terapia nutricional enteral via sonda nasoentérica ou jejunostomia.

Bons estudos!

Perguntas similares