Na verminose, considerada o principal problema sanitário na criação de caprinos e ovinos, a infestação dohospedeiro ocorre por meio da pastagem contaminada com a forma larval infectante (L3). Dentre os helmintos,os nematódeos gastrintestinais são os mais significativos, considerando-se a distribuição geográfica e os danoseconômicos. Há ferramentas de manejo de pastagens que reduzem o número de ovos e larvas infestantes.Considerando esse tema e o manejo de pastagens, avalie as afirmações a seguir.I. O confinamento é um sistema eficiente para eliminar as infestações dos animais, desde que aforragem verde utilizada seja cortada em áreas sem pastoreio, visto que as larvas L3 não sobrevivemno feno e na silagem.II. Plantas com hábito de crescimento ereto, como as do gênero Pannicum, apresentam estrutura quepermite a penetração de raios solares na sua base, o que pode reduzir o número de ovos e larvas.III. A utilização do sistema de pastejo contínuo favorece a eliminação de grande quantidade de larvas eovos devido ao maior rebaixamento da pastagem e ao intervalo entre pastejos.IV. Uma oferta menor de forragem reduz a contaminação dos animais em pastejo, pois, nas partes maisinferiores da pastagem, há menos larvas.V. Em relação às nematodioses, não há benefício direto na associação das espécies caprina e ovina nacriação, dada a ocorrência de infestação cruzada entre elas.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, IV e V.D II, III e IV.E III, IV e V.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a B I, II e V.
Existe o tratamento tático em que é possível ser usado, em condições ambientais, determinados favorecimentos do surgimento de um das doenças conhecidas como verminose. O tratamento, portanto, é um tratamento curativo tanto quanto tático.
A mematodioses não existe a possibilidade de benefício de forma direta para a associação na qual as espécies podem ser caprinas e ovinas em relação a sua criação.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás