As principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil são: o petróleo, o café, o suco de laranja, ominério de ferro, a soja e o alumínio. Se, por um lado, o país se beneficia do comércio dessas mercadorias,por outro, se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demandainternacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessãomundial, as commodities se desvalorizam, o que prejudica os lucros das empresas e o valor de suas açõesnegociadas em bolsa de valores. Os gráficos a seguir apresentam dados relacionados a esse contexto.Considerando o texto e os gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.I. Um investidor que tivesse capital aplicado vinculado à taxa de juros reais, de 1990 até hoje, terialucrado muito mais que um produtor de commodities agrícolas.II. As décadas de 1950 e 1960 correspondem a um período de taxas de juros baixas e elevação nopreço das commodities agrícolas.III. As commodities agrícolas estão constantemente pareadas às taxas de juros reais e, por isso, sãogarantia de lucro real aos produtores.IV. Economicamente, a década de 1980 é considerada uma década perdida, tanto para o investidorfinanceiro quanto para o produtor de commodities agrícolas.É correto apenas o que se afirma emA I e IV.B II e III.C III e IV.D I, II e III.E I, II e IV.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
A alternativa E) apresenta informações condizentes com o gráfico.
As commodities agrícolas nem sempre estão pareadas às taxas de juros reais, o que da garantia de lucro para os produtores é o fato da demanda pelas commodities agrícolas ser pouco elástica, sendo quase certo que existiram pessoas interessadas no produto
Da desada de 80 até a desada de 90, os investidores e produtores sofreram muito com as altas taxas de juros reais, pois tornava inviável o pagamento da divida para os investidores, e dificultava a contração do empréstimo pelos produtores.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás