• Matéria: ENEM
  • Autor: Ramalhoelane4493
  • Perguntado 7 anos atrás

O plano diretor, previsto no §1º do art. 182 da Constituição Federal de 1988, e regulamentado noart. 40 da Lei n. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, é o instrumento básico das políticasde desenvolvimento e expansão urbana para a melhoria da qualidade de vida da população. De acordocom o art. 2º do Estatuto da Cidade, "a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimentodas funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:I. garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, aosaneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalhoe ao lazer, para as presentes e futuras gerações;II. gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dosvários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programase projetos de desenvolvimento urbano; (...)"As figuras a seguir ilustram duas situações relacionadas à elaboração do plano diretor de uma cidade.Considerando as informações do texto e as figuras, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Apresente três problemas socioambientais originados pelo adensamento/verticalização da cidade. b) Cite um mecanismo que possibilite a participação da sociedade na gestão democrática, para a construçãode uma cidade sustentável, e explique de que forma esse mecanismo dá voz e espaço aos diversos atoressociais envolvidos.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

A gestão democrática e participativa visa a elaboração assim como a  execução de propostas pedagógicas dentro da instituição, além de administrar os funcionários e recursos financeiros que são distribuídos, assegurando o cumprimento do calendário letivo, tanto como as horas das disciplinas. 

Além da implementação de políticas públicas que são conjuntos de programas e ações desenvolvidas pelo Estado tendo participação indireta ou direta dos setores público e privado, que visam assegurar o direito de cidadania, dentro dos seguimentos sociais, culturais, étnicos e econômicos.

Perguntas similares