no Brasil o surgimento das instituições pré-escolares se deu de forma muito semelhança da Europa em 1988 a Constituição Federal reconhece o atendimento à criança até 6 anos de idade 1996 a LDB estabelece o vínculo entre o atendimento as crianças de zero a seis anos a educação considerando a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica essas medidas foram consequência de movimentos sociedade civil das experiências na primeira infância do indivíduo.
Respostas
As instituições pré escolares assistencialistas no contexto brasileiro surgiram ainda durante a Primeira República, e as ideologias baseiam-se principalmente nos seguintes pontos teóricos: o médico-higienista, o jurídico-policial e o religioso.
O assistencialismo para a primeira infância, portanto, surge como uma proposta para ensino e desenvolvimento voltado à população pobre da comunidade, visando o princípio do processo de inclusão.
Resposta:
a. II e III.
Explicação:
INCORRETA I - A falta de consciência da sociedade sobre a importância das experiências na primeira infância para a formação do indivíduo.
CORRETA II - A inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho.
CORRETA III - As mudanças na organização e na estrutura das famílias.
INCORRETA IV - Não houve expansão da Educação Infantil no Brasil.
A sociedade atual é mais informada e exigente quanto à educação de suas crianças.