Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm³), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10 g/cm³), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D.) (Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm³: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06, policloreto de vinila = 1,5 a 1,42)
As frações A, C e D, eram, respectivamente...?
PS: Sei que a resposta é: PE, PS e PVC, mas queria saber como chegar a este raciocínio, utilizando de quais lógicas...
Respostas
respondido por:
10
Quando foi jogada a mistura contendo os 3 materiais na água, só flutuou o Polietileno (fração A), visto que este é o único dentre os materiais que possui menor densidade do que a água.
Então a fração B corresponde à mistura de PS e PVC, que foram jogados em um tanque contendo solução salina de densidade 1,10g/cm^3. Sendo assim, o PS irá flutuar, pois tem menor densidade que a solução, enquanto o PVC irá afundar devido a ter maior densidade. Assim os 3 materiais podem ser separados.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás