quais sao os cinco principais desafios e dificuldades da cadeia produtiva no café do Brasil.

Respostas

respondido por: BiaBomfim
8

Os principais desafios e dificuldades da cadeia produtiva de café, hoje em dia, podem ser considerados:

  1. Competitividade: Uma tendência na cadeia produtiva do café é a presença de grandes multinacionais que plantam os grãos, tratam e comercializam o pó. Pela demanda e poder aquisitivo, estas conseguem diminuir seus custos, tornando a competição pelo preço de venda mais difícil.
  2. Sustentabilidade: A sustentabilidade não está relacionada somente a evitar danos ao meio ambiente, mas a tornar o modelo de negócio possível de ser mantido sempre, levando em consideração fatores econômicos e sociais.
  3. Marketing: Embora o Brasil seja destaque na produção de café, o movimento de introduzir o marketing para conseguir mais valor agregado se iniciou recentemente, conseguir uma maneira de tornar isso possível é um dos desafios da cadeia produtiva de café.
  4. Cenário de câmbio instável: As flutuações cambiais atrapalham o planejamento e previsão de vendas, sendo que em alguns casos a conversão das compras dos insumos são muito diferente do momento da venda do commodities.
  5. Custos Logísticos: Esse problema é recorrente no cenário brasileiro, já que não há um bom escoamento logístico nos portos e através das rodovias, e há pouca estrutura ferroviária para ser utilizada.

A fonte utilizada para coleta dos dados foi a reportagem 3D da cafeicultura, no site Café Point, espero ter ajudado!

Perguntas similares