Piaget criou um modelo biológico de interação entre o homem e o ambiente, que compreende a ação do sujeito sobre o objeto, agindo sobre o meio ele incorpora elementos que pertencem ao meio. Diante disto, elaborou sua teoria do desenvolvimento onde estabelece quatro períodos: o sensório-motor, o pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais.
TADEI, G. B. S.; LEONEL, W. H. S. Psicologia das Relações Humanas. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
Analise os exemplos a seguir e assinale o que se refere corretamente ao período operatório-concreto.
Alternativas
Alternativa 1:
Rosana começou a engatinhar na última semana e agora busca pegar, cheirar, levar a boca todo objeto que encontra pelo caminho. O espaço é explorado nos seus detalhes e ela sorri quando consegue chegar a um espaço novo.
Alternativa 2:
A sala de aula foi transformada em um tribunal, a professora distribuiu os papéis a serem desenvolvidos, dividindo a turma em três grupos: o grupo da defesa do Réu, o grupo da acusação e os jurados. A atividade gerou muita polêmica e os alunos levantaram e argumentaram suas hipóteses.
Alternativa 3:
Sofia chega toda contente de um passeio escolar pelo campo e pergunta para a mãe: você sabe como apareceram as montanhas? E continuou falando: o Felipe falou que elas eram pedras pequenas que foram crescendo com a chuva. A mãe pergunta: e você o que acha? Acho que foram plantadas lá.
Alternativa 4:
Na aula de matemática a professora despeja o conteúdo de um copo grande em outros copos de tamanho e dimensões diferentes e pede para que Saulo responda se a quantidade permanece a mesma. Ele responde que sim, demonstrando que consegue diferenciar os aspectos, como também é capaz de fazer a ação novamente.
Alternativa 5:
A professora lança o seguinte enigma a classe: Maria tem 100 anos mas só teve 25 aniversários durante a vida. Como isso é possível. João e seu grupo de amigos começaram as discussões e foram surgindo várias hipóteses, até que relacionaram ao conteúdo que a professora havia discutido com eles na aula anterior, sobre ano bissexto; aí desvendaram o enigma.
Respostas
A alternativa 4 está correta.
O estágio sensório motor ocorre por volta de 0 a 2 anos, enquanto o pré operatório dos 2 até os 7, já operacional concreto vai dos 7 até os 11 ou 12 anos, e por fim o de operações formais dos 12 em diante.
Partindo deste ponto, o estágio operatório formal, é aquele em que a criança passa a raciocinar lógica utilizando suas habilidades de raciocínio abstrato, podendo obter deduções lógicas sobre determinado acontecimento, passando a conseguir ter relações coletivas mais profundas.
Resposta:
Alternativa 4:
Na aula de matemática a professora despeja o conteúdo de um copo grande em outros copos de tamanho e dimensões diferentes e pede para que Saulo responda se a quantidade permanece a mesma. Ele responde que sim, demonstrando que consegue diferenciar os aspectos, como também é capaz de fazer a ação novamente.
Explicação:
Por volta dos 7 anos, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável;
Surge a capacidade de compreender o processo inverso ao observado, ou seja, a reversibilidade;
Surge a capacidade de fazer análises lógicas;
Declina o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros;
Mesmo antes deste estágio a criança já é capaz de ordenar uma série de objetos por tamanhos e de comparar dois objetos indicando qual é o maior, mas ainda não é capaz de compreender a propriedade transitiva (A é maior que B, B é maior que C, logo A é maior que C). No início deste estágio a criança já é capaz de compreender a propriedade transitiva, desde que aplicada a objetos concretos que ela tenha visto;
Começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume, etc.
Neste estágio, também algumas características das crianças começam a ser aprimoradas, como por exemplo: se concentram mais nas atividades, colaboram mais com os colegas, apresentam responsabilidade e respeito mutuo e participações em grupo.