Respostas
A frase conheça-te a ti mesmo é atribuída ao filósofo da Grécia Antiga Sócrates. Nesse sentido, convém discutir pontos positivos e negativos sobre o autoconhecimento. Dessa forma, é possível obter um melhor panorâma da sociedade sobre o desenvolvimento humano.
Primeiramente, vale ressaltar que a frase do filósofo gera impactos significativos hoje e continua crescendo. O setor do desenvolvimento humano - coaches, psicólogos, profissionais que buscam a alta performance, outros - utilizam-se do autoconhecimento prático para conseguir auxiliar melhor o seus clientes ou para conseguir ter uma vida mais produtiva e feliz.
Em segundo plano, a ignorância de si de mesmo, frase com sentido contrário a ideia do filósofo Sócrates, mostra o lado tolo do ser humano. Quando uma pessoa não se conhece, ela apresenta dificuldades em lidar com os seus desafios, o que pode levar a entrar em situações de emprego ou relacionamentos que irá se frustar. Se conheçesse a si mesmo antes da situação, provavelmente faria escolhas diferentes.
Logo, o autoconhecimento é importante para a sociedade, no sentido de bem-estar e felicidade. Em contrapartida, uma vez que existem muitos casos de pessoas que se frustram diantes dos seus desafios noticiados pela mídia, evidencia-se que a ideia do filósofo ainda carece de prática em parte da população.
Sucesso!