O combate às infecções hospitalares tem sido encarado como evento gerencial de grande importância,dada a sua relevância para o bem-estar do paciente e para a operacionalização e responsabilidadesocioambiental do serviço hospitalar. Cabe à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar de cadahospital mapear os focos de infecção, controlar o uso de antibióticos para o tratamento das infecções,identificar microrganismos multirresistentes e implantar treinamentos para equipes de saúde.A figura a seguir exemplifica um ciclo de infecção hospitalarCom base no texto e na figura, avalie as afirmações a seguir.I. A responsabilidade de higienização das mãos envolve tanto os profissionais que prestam cuidado direto aopaciente, quanto os que gerenciam o serviço de saúde, o que evidencia o caráter socioambiental da instituição.II. O uso de luvas de proteção pelos profissionais elimina a necessidade de higienizar as mãos regularmente.III. As mãos constituem a principal via de disseminação de microrganismos, pois a pele é um reservatóriode bactérias, fungos e vírus, que podem ser transferidos a outras pessoas por meio de contato diretocom a sua pele ou mucosa, ou indireto, por contato com objetos ou superfícies contaminados.É correto o que se afirma emA II, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D I e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
A alternativa D) apresenta afirmativas condizentes com as informações da questão e da imagem.
O uso de luvas de proteção não elimina a necessidade de higienização das mãos por parte dos profissionais.
As luvas de procedimento ou as luvas cirúrgicas exigem que o profissional da saúde esteja sempre com as mãos higienizadas.
As luvas são barreiras físicas que pode ser rompidas, além de permitir a troca entrada e saída de materiais das mãos para os meio, como bactérias e outros agentes.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás