No Brasil, os primeiros conjuntos habitacionais produzidos pelo Estado, nas décadas de 1940 e 1950,tiveram um grande impacto, tanto pelo porte das edificações, como também por serem programasinovadores. Esse pioneirismo foi introduzido no país por profissionais brasileiros que estudaram ouestagiaram no exterior – como Attílio Corrêa Lima que cursou urbanismo na França e Carmem Portinhoque estagiou na Inglaterra logo após a Segunda Guerra, acompanhando o programa de implantação decidades novas – e, também, pela influência trazida diretamente, com grande destaque para Le Corbusier,que deixou profundas marcas na produção de habitação econômica, realizada pelos arquitetos brasileiros.BONDUKI, N. Origens da habitação no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria.São Paulo: Estação Liberdade, 1998 (adaptado).As fotos a seguir mostram o Conjunto Residencial do Realengo, do arquiteto Carlos Ferreira, construídoem 1942 e descrito por Nabil Bonduki como o primeiro grande conjunto habitacional construído noBrasil. Essa obra influenciou a produção arquitetônica desse período pela variedade tipológica, técnicaconstrutiva, implantação urbana, infraestrutura completa e serviços de caráter coletivo.A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. Os conjuntos habitacionais modernistas abriram as discussões para novas políticas públicas etornaram-se referências quanto à preocupação em construir atendendo a uma demanda existente,sem desrespeitar as necessidades locais de cada implantação e infraestrutra.II. A proposta dos conjuntos habitacionais estava em consonância com os princípios estabelecidosem 1933, no Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), reforçando a ideia de quehabitação não se restringe à unidade habitacional, mas também inclui espaços públicos, a exemplode praças e escolas.III. Empreendimentos como o Conjunto Residencial do Realengo simplificaram os processosconstrutivos por meio da incorporação de novas tecnologias, da eliminação de ornamentos, dauniformização de unidades e de blocos e da racionalização do traçado urbanístico.IV. Nesses projetos, foram importados modelos de construções europeias, com uso abusivo de vidros,revelando uma tentativa de alinhamento ao racionalismo internacional.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II e IV, apenas.C III e IV, apenas.D I, II e III, apenas.E I, II, III e IV.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
E I, II, III e IV.
Os conjuntos habitacionais atuais apresentam grandes tendências europeias, principalmente em relação ao uso abusivo de vidros, como propostas das políticas públicas em viabilizar a habitação para camadas mais carentes.
Todavia, na prática, tratam-se de conjuntos abandonados, que não apresentam quaisquer tipos de fiscalização, de forma que a população utilize-se de mecanismos irregulares para a própria sobrevivência, como a luz ilegal.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás