• Matéria: ENEM
  • Autor: vitordamke2182
  • Perguntado 7 anos atrás

Estima-se que cerca de um terço da população mundial esteja infectada com o Mycobacteriumtuberculosis. O Brasil, junto a outros 21 países em desenvolvimento, alberga 80% dos casos de tuberculose,doença que ainda representa um desafio de saúde pública. O tratamento dos casos bacilíferos continuasendo a melhor estratégia de prevenção da doença. Em geral, a fonte de infecção é o indivíduo com aforma pulmonar da doença, que elimina bacilos para o exterior. Calcula-se que, ao longo de um ano,um indivíduo bacilífero poderá infectar, em média, de 10 a 15 pessoas em uma comunidade. Denominase caso de tuberculose todo indivíduo que tem seu diagnóstico confirmado por baciloscopia direta oucultura e também por médico, com base em dados clínico-epidemiológicos e em resultados de examescomplementares inespecíficos.Considerando as informações apresentadas e os métodos diagnósticos utilizados na caracterização datuberculose, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Descreva como pode ser realizada a coleta para o exame bacteriológico direto na pesquisa de BacilosAlcool-Acido Resistentes (BAAR), destacando uma vantagem desse método diagnóstico. b) Apresente a importância do exame anatomopatológico para o diagnóstico da tuberculose, identificandoos possíveis achados, e cite dois tipos de tecidos ou biópsias utilizados para tal diagnóstico. c) Cite a técnica diagnóstica de imunorreatividade em lâmina histológica para o diagnóstico datuberculose. d) Mencione o método de biologia molecular utilizado para o diagnóstico rápido de tuberculose utilizadopelos laboratórios de referência do Brasil, indicando qual informação adicional esse teste podeapresentar.

#ENADE

Respostas

respondido por: Joselittle
7

a)

Na coleta para o exame bacteriológico direto de bacilos  álcool-ácido resistentes (BAAR) recomenda-se o colhimento de três amostras de secreção das vias aéreas inferiores, em dias  subsequentes, ainda pela manhã e antes do desjejum do paciente.

Os pacientes que tiverem pouco escarro deverão fazer a sua  indução a partir da nebulização, com ajuda da solução salina hipertônica (NaCl 3%).

Dentre as vantagens desse método de diagnóstico estão:

• Método "padrão ouro"

Baixo custo para o diagnóstico, para o controle do tratamento e a vigilância de resistência  aos antimicrobianos.

b)

A importância do estudo anatomopatológico consiste na confirmação do diagnóstico de tuberculose. Os possíveis achados são a presença de reação  granulomatosa, com ou sem necrose caseosa, ou, ainda, a presença de BAAR.

Dentre os tipos de tecidos ou biópsias utilizados no  diagnóstico de tuberculose estão:

• Linfonodos enfartados ou fistulizados;

• Pleura;

c)

Teste imuno-histoquímico.

d)

O método de biologia molecular utilizado para um rápido diagnóstico de tuberculose é baseado em PCR em tempo real (GeneXpert), que  propicia a verificação do perfil de resistência do microrganismo à rifampicina.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares