A gravidez na adolescência é considerada problema de saúde pública a ser abordado de maneira abrangente.O diagnóstico, o manejo clínico precoce, a condução da gestação, o acompanhamento no puerpério, oestímulo à amamentação e o controle nutricional devem ser realizados por equipe multidisciplinar, poissão relevantes para a garantia do bem-estar físico, psicológico e social dessas mães adolescentes, dosparceiros, dos filhos e dos familiares.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Cuidando deadolescentes: orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva. Brasília, 2016 (adaptado).Considerando as ações de educação sexual e reprodutiva no âmbito da Estratégia Saúde da Família, avalieas asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O enfermeiro deve orientar as adolescentes sobre métodos contraceptivos no puerpério,reforçando as orientações acerca do uso de preservativo associado a outro método contraceptivo,na seguinte ordem de escolha: DIU, hormonal oral simples, hormonal oral combinado e hormonalinjetável, dependendo das particularidades.PorQUEII. Para o retorno seguro à atividade sexual, é importante realizar o planejamento reprodutivo por meiode ações educativas que proporcionem decisões esclarecidas e informadas acerca da postergaçãoda próxima gravidez, que deve ocorrer dentro de um intervalo intergestacional adequado e estarde acordo com a fase de aleitamento, os projetos de vida e o atual modo de vida da adolescentee do parceiro.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
A educação sexual é uma questão ainda muito polêmica no Brasil. Os métodos contraceptivos, apesar de bastante conhecidos, são pouco entendidos.
I. O enfermeiro deve orientar as adolescentes sobre métodos contraceptivos no puerpério,reforçando as orientações acerca do uso de preservativo associado a outro método contraceptivo,na seguinte ordem de escolha: DIU, hormonal oral simples, hormonal oral combinado e hormonal injetável, dependendo das particularidades.
Falso. Não é recomendado que se faça uso de métodos anticoncepcionais combinados, ainda mais: utilizar tratamentos hormonais não é uma das recomendações mais adequadas a se fazer para alguém nesta fase.
PorQUE
II. Para o retorno seguro à atividade sexual, é importante realizar o planejamento reprodutivo por meio de ações educativas que proporcionem decisões esclarecidas e informadas acerca da postergação da próxima gravidez, que deve ocorrer dentro de um intervalo intergestacional adequado e estar de acordo com a fase de aleitamento, os projetos de vida e o atual modo de vida da adolescente e do parceiro.
Correto. Um planejamento adequado quanto ao processo reprodutivo humano pode providenciar uma melhor vida para os pais e para as crianças, e o enfermeiro deve orientar os pacientes a respeito destes fatos.
Assim é correto o que se afirma em:
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta:
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.