TExTo 1Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados em 2015 pela Organização das NaçõesUnidas como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Trata-se de umaagenda de ação até 2030, com 17 objetivos e 169 metas construídas sobre o legado dos Objetivos deDesenvolvimento do Milênio (ODM) de 2000 a 2015.O Brasil atingiu uma de suas metas do ODM 4 das Nações Unidas, por ter reduzido em dois terços osindicadores de mortalidade de crianças com até 5 anos de idade. O sucesso deveu-se, entre outrasiniciativas, à ampliação das coberturas da atenção básica, principalmente por meio da EstratégiaSaúde da Família. O trabalho conjugado com estados e prefeituras foi determinante para alcançaros resultados.Os gráficos a seguir se referem à mortalidade infantil (abaixo de 5 anos de idade) em diferentes regiõesdo Brasil, de 2010 a 2016.Considerando as informações dos textos e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.I. No período de 2010 a 2015, o Brasil registrou um declínio nas taxas de mortalidade neonatalprecoce e pós-neonatal, com os maiores índices nas regiões Norte e Nordeste.II. Entre 2015 e 2016, houve aumento nos seguintes componentes da mortalidade infantil: neonatalprecoce, neonatal tardia e pós-neonatal em todas as regiões, exceto nas Regiões Norte e Sul.III. O componente neonatal é o indicador mais sensível a ações governamentais voltadas parao ambiente socioeconômico e a intersetorialidade. Dessa maneira, a melhoria no saneamentobásico, na distribuição de renda e na oferta dos serviços médicos tem maior impacto na reduçãodesse componente.IV. A mortalidade pós-neonatal é sensível a fatores endógenos e biológicos relacionados à gestaçãoe ao parto, bem como à assistência de qualidade ao pré-natal, parto e puerpério. Sua reduçãoenvolve maior complexidade e custo.É correto o que se afirma emA I e II, apenas.B I e III, apenas.C II e IV, apenas.D III e IV, apenas.E I, II, III e IV.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
E I, II, III e IV.
Todos os gráficos acima contém informações coerentes com a relação entre as variáveis envolvendo as regiões brasileiras, com fatores endógenos e exógenos que podem influenciar na mortalidade infantil.
Diante disso, observa-se que cada vez mais a mortalidade infantil tem se reduzido, tanto por parte do investimento do Estado em políticas públicas, quando em prol da conscientização das famílias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás