O algoritmo de criptografia Data EncryptionStandard (DES) cifra blocos de 64 bits utilizandochaves simétricas de 56 bits. Atualmente o DESnão é mais considerado uma cifra segura devidoao pequeno número de bits utilizado para a chave.Para resolver o tamanho da chave, foi propostoo DES Triplo (3DES), que utiliza três execuções doDES e chaves de até 168 bits. A chave k para o3DES é dividida em três partes (ka, kb, kc) e cadauma destas partes é utilizada na execução de umainstância do DES.STALLINGS, W. Criptografia e Segurança de Redes: Princípios e práticas.4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008 (adaptado).O algoritmo DES define uma função C(m, k1)quecifra uma mensagem m com uma chave k1 e umafunção (Dc, k1) que decifra uma mensagem Ccifrada com a chave k1. Para que o 3DES seja capazde decifrar mensagens cifradas com o DES, suaimplementação deve serA D(C(D(m, ka), kb), kc), sendo ka ≠ kb ≠ kcpartes da chave usada no 3DES e ka a chaveusada no DES.B D(D(D(m, ka), kb), kc), sendo ka ≠ kb ≠ kc, partesda chave do 3DES e ka a chave usada no DES.C D(D(D(m, ka), kb), kc), sendo ka = kb = kc, partesda chave do 3DES e ka a chave usada no DES.D D(C(D(m, ka), kb), kc), sendo ka = kb = kcpartes da chave usada no 3DES e ka a chaveusada no DES.E D(D(C(m, ka), kb), kc), sendo ka = kb = kcpartes da chave usada no 3DES e ka a chaveusada no DES.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
Para que o 3DES seja capaz de decifrar mensagens cifradas com o DES, sua implementação deve ser:
D) D(C(D(m, ka), kb), kc), sendo ka = kb = kc partes da chave usada no 3DES e ka a chave usada no DES.
O algoritmo de criptografia Data EncryptionStandard (DES) é considerado como sendo uma variante do DES que foi criada com o objetivo de representar uma forma a aumentar a velocidade da criptografia, mas que se mostrou suscetível à criptoanálise diferencial.
Então, o NIST selecionou um novo algoritmo, que é o AES (Advanced Encryption Standard), como substituto ao DES, sendo que menos suscetível.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás