A Epistemologia Genética, teoria Cognitivista do Conhecimento, formulada por Jean Piaget, é uma teoria Interacionista (o indivíduo interage com o meio físico e social) e defende que a mente do indivíduo, assim como o seu corpo, funciona por equilibrações sucessivas. Nesse sentido, analise as afirmativas:
I. O equilíbrio se dá por um processo de assimilação de objetos/conhecimentos novos a estruturas existentes anteriormente na mente dos indivíduos.
II. Quando o novo objeto/conhecimento é incorporado a uma estrutura anterior diretamente, sem transformações, ocorre a assimilação.
III. Acomodação é o que acontece quando, para ocorrer a assimilação, faz-se necessária alguma transformação da estrutura ou do próprio objeto, para, então, encaixar-se na estrutura anterior.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5 I,IIe III
Explicação:
Quando assimilação e acomodação estão em harmonia, o sujeito está adaptado, em equilíbrio.
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias. Exemplificando: quando uma criança, andando pela rua, tem novas experiências (ouve/vê objetos, coisas diferentes, novas), ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
Para Piaget, acomodação é toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores ao quais se aplicam. Ou seja, a acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, pois não tem uma estrutura cognitiva que assimile esta nova informação em função das particularidades desse novo estímulo.