A Vigilância em Saúde é considerada uma das funções essenciais da saúde pública. De acordo com a literatura, três tipos de informação foram incluídos nos registros das epidemias desde as primeiras civilizações: desfechos de saúde, fatores de risco e intervenções. No Brasil, as primeiras medidas de vigilância remontam ao período colonial. Ações sistemáticas de vigilância, prevenção e controle das doenças foram organizadas apenas no século XX, por meio de programas verticalizados, com a formulação, a coordenação e a execução de ações realizadas diretamente pelo Governo Federal. Esses programas estabeleceram-se como serviços nacionais para o controle das doenças mais prevalentes da época. Sua estrutura dava-se sob a forma de campanhas.
FRANCO NETTO, G.; VILLARDI, J. W. R.; MACHADO, J. M. H.; SOUZA, M. do S. de.; BRITO, I. F.; SANTORUM, J. A.; OCKÉ-REIS, C. O.; FENNER, A. L. D. Vigilância em Saúde brasileira: reflexões e contribuição ao debate da 1a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 10, p. 3137-3148, 2017.
Desta maneira, a respeito da operacionalização da Vigilância em Saúde, é imprescindível a colaboração e a coparticipação de todos os técnicos, gestores, trabalhadores de todos os níveis e atores sociais, bem como a adaptação aos inovadores modelos de gestão dos serviços públicos e privados, sobretudo aqueles de cunho social, sem perder suas características inerentes. Diante do texto apresentado, sobre as áreas de atuação da Vigilância em Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. Vigilância epidemiológica trabalha com doenças transmissíveis agudas; doenças transmissíveis crônicas, doenças imunopreveníveis.
II. Vigilância ambiental desencadeia um conjunto de atividades relativas às zoonoses e questões sanitárias ligadas ao meio ambiente e riscos à saúde.
III. Vigilância epidemiológica realiza um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
I, II e III
Explicação:
Consultar página 78 do material de estudos.
Resposta:
Alternativa 1:
I, II e III.
Explicação:
(PÁGINA 78): Vigilância Epidemiológica: Realiza um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos. Trabalha com doenças sexualmente transmissíveis agudas e crônicas; doenças transmissíveis agudas; doenças transmissíveis crônicas; doenças imunopreveníveis; investigações e respostas a casos e surtos e epidemias; doenças emergentes; agravos inusitados; inclui, também, o Programa Nacional de Imunização (PNI), descentralizado aos municípios.
Vigilância Ambiental: Desencadeia um conjunto de atividades relativas às zoonoses e questões sanitárias ligadas ao meio ambiente e riscos à saúde (água, ar e solo), com ações integradas com as subprefeituras e outras secretarias, devendo participar na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.