As contas do ativo são agrupadas de acordo com sua rapidez de conversão em dinheiro: de acordo com o grau de liquidez. Em primeiro lugar, agrupam-se as contas que já são dinheiro com as que se converterão em dinheiro rapidamente. A esse grupo de contas denominamos Ativo Circulante. É um grupo de elevado grau de liquidez.
CASTRO, Silvio César de. Contabilidade no Agronegócio. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019. Adaptado.
Analise as assertivas abaixo, quanto ao ativo não circulante.
I. Salários e Ordenados a Pagar.
II. Investimentos.
III. Terrenos.
IV. Obrigações vencíveis após 12 meses.
São exemplos de ativo não circulante o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Respostas
A alternativa correta é a Alternativa 2: II e III, apenas.
É impostante entender o conceito de ativo para poder responder essa questão, os ativos são os bens e direitos de uma empresa, os quais possuem capacidade de gerar benefícios futuros e são controlados pela empresa.
Considerando então esse conceito de ativo as contas como Salários e Ordenados a Pagar e Obrigações vencíveis após 12 meses não são ativos, pois são obrigações, o que caracteriza as mesma como passivos.
Portanto os Investimentos e Terrenos são as contas de ativo não circulante dentre as citadas, é importante lembrar que o conceito de circulante e não circulante está ligado a liquidez e ao tempo que o bem permanece no balanço, os investimentos e terrenos são bens duráveis.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!