Questão 1 As deficiências das teorias administrativas existentes até determinado momento histórico, desencadeou a necessidade de adequações. Deste modo, autores como Follet e Barnard desenvolveram a filosofia que o critério humano no processo produtivo estava sendo negligenciado. A Escola das Relações Humanas dá ênfase ao comportamento humano dentro dos processos empresariais, com isso Munsterberg desenvolveu a psicologia industrial, que serviria como base para a psicologia do trabalho na época. STRUET, M. A. M.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: Unicesumar, 2018. Sobre o conteúdo estudado e conforme os princípios de psicologia do trabalho, identifique nas afirmativas a seguir e assinale (F) para as falsas e (V) para as verdadeiras: ( ) Procurou combinar o trabalho desenvolvido com as aptidões dos gestores, que viriam a ensinar os profissionais contratados. ( ) Os temas predominantes eram sobre o estudo da motivação da liderança e os relacionamentos interpessoais nas empresas. ( ) Os estudos predominantes eram sobre processo de seleção do pessoal, métodos de aprendizagem do trabalho e fadiga/acidentes no trabalho. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: F; V; F. Alternativa 2: F; F; V. Alternativa 3: F; V; V. Alternativa 4: V; V; F. Alternativa 5: V; V; V.
Respostas
A resposta correta é a alternativa IV: V; V; F.
As escolas das Relações Humanas dão ênfase ao comportamento humano, o qual tende a focar também nas causas da fadiga, no acidente e em fatores externos as quais influenciam na vida do trabalhador.
Tais princípios possuem sua aplicabilidade dentro da indústria e em outros tipos de trabalhos.
Vale frisar que todo o processo de motivação passou a ser estudado também na importância da liderança e dos relacionamentos interpessoais.
Bons estudos!
Resposta: Respondi :
(F) Procurou combinar o trabalho desenvolvido com as aptidões dos gestores, que viriam a ensinar os profissionais contratados ;
(V) Os temas predominantes eram sobre o estudo da motivação da liderança e os relacionamentos interpessoais nas empresas.
(V) Os estudos predominantes eram sobre processo de seleção do pessoal, métodos de aprendizagem do trabalho e fadiga/acidentes no trabalho.