O texto a seguir foi produzido a pedido da prefeitura de Salvador, tendo em vista o derramamento de petróleo nos mares nordestinos, ocorrido no segundo semestre de 2019. O objetivo do órgão público era chamar a atenção dos banhistas e orientá-los quanto às ações adequadas a serem tomadas, caso encontrassem algum animal sujo com o óleo.
No que diz respeito às escolhas linguísticas, o autor optou por iniciar o texto com uma oração subordinada adverbial (Ao encontrar um animal com óleo[...]). Analise essa oração, em conjunto às demais, e responda em até 10 linhas:
a) Como se classifica essa oração (1ª oração)?
b) Haveria mudanças de sentido caso fosse usada, no lugar desse tipo de oração, uma subordinada adverbial condicional? Justifique sua resposta.
Se encontrar um animal com óleo e quiser ajudar, não pegue-o.
Não devolva o animal contaminado á água.
Proteja-o do sol e ligue para a policia ambiental.
.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Explicação: A 1ª oração de "Ao encontrar um animal, com óleo e quiser ajudar, não pegue-o.", classifica-se como oração subordinada adverbial de tempo. Em gramáticas, ainda não consta o "Ao" como sendo "temporal" mas se trocarmos este por "Quando", veremos que o sentido da frase não se altera e assim se esclarece a classificação.
Já se usarmos uma oração subordinada adverbial condicional como a conjunção "Se", no lugar de "Ao", não teríamos muita diferença, pois nos dois casos há a mesma "súplica".
lianatobiasov42j7:
1rd oração: Oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo. vixxxiii
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás