• Matéria: Geografia
  • Autor: emygoncalves2006
  • Perguntado 7 anos atrás

Questões sobre a ONU


1)O que são as relações de interdependência?

2)O que foi a liga das Nações?

3)Porque podemos dizer que a liga das Nações falhou em seus objetivos?

4)Onde se localiza a sede principal da ONU?

5)Ao longo do tempo que novas atribuições foram agregadas à ONU?

6)Quais são os órgãos principais q fazem parte da estrutura da ONU?

7)Onde se localizam as outras sedes da ONU?

8)Descreva cada um dos principais órgãos da ONU

Alguém pode me ajudar? É para amanhã

Respostas

respondido por: elamambretti
3

Sobre a ONU:

1. Relações de interdependência é o entendimento que os direitos humanos abarcam direitos sociais, econômicos e políticos. Por exemplo, o direito ao voto, que é um direito político, depende da garantia do direito à educação, que é um direito social.

2. A Liga das Nações, ou Sociedade das Nações, foi criada ao término da Primeira Guerra  Mundial e foi a primeira organização  internacional e universal em bases permanentes, voluntariamente integrada por  Estados soberanos com o objetivo principal de instituir um sistema de segurança coletiva,  promover a cooperação e assegurar a paz futura.

Os 26 artigos do Pacto da Liga foram  incorporados à primeira parte do Tratado de Versalhes, tratado de paz entre as potências  aliadas e associadas, de um lado, e a Alemanha derrotada, de outro, assinado em Versalhes  em 28 de junho de 1919.

3. A Liga das Nações não conseguiu evitar ser encarada como o prolongamento da Conferência de Versalhes, onde os vencedores da primeira Guerra Mundial discutiam a definição dos termos da paz e a sua imposição ao inimigo.  

Posteriormente, muitos conflitos bélicos entre os países membros, não conseguiram ser evitados pela Liga das Nações, provocando as saídas de muitos países, inclusive do Brasil. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Liga das Nações foi condenada  ao descrédito por haver falhado em sua missão mais importante: manter a paz.

4. A Sede da Organização das Nações Unidas está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Foi construída entre 1949 e 1952, com a ajuda do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e está localizada no setor leste de Manhattan.

5. As metas iniciais da ONU eram de salvaguardar a paz, proteger os direitos humanos, estabelecer o quadro para a justiça internacional e promover o progresso econômico e social.

Entretanto, com o passar dos anos, novos desafios foram agregados numa extensa rede de atividades para melhorar a vida de pessoas em todo o mundo: a educação, avanço das mulheres, usos pacíficos da energia atômica, mudanças climáticas, o terrorismo internacional, a aids, entre outros.

6. Na Carta das Nações Unidas que são elencados os órgãos  principais ou órgãos constitucionais da Organização: a Assembleia-geral (AG),  o Conselho de Segurança (CS), o Conselho Econômico e Social (CES), o Conselho de Tutela (CT), o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) e o Secretariado.

7. A ONU possuem três sedes adicionais, subsidiárias e regionais: em Genebra, em Viena e em Nairóbi.

8. São os principais órgãos da ONU:

1. A Assembléia Geral (AG) é um dos órgãos soberanos das Nações Unidas e é constituída por todos  os atuais 191 Estados-membros e com igualdade em termos de  direito a apenas um voto,

A Assembleia Geral poderá discutir quaisquer questões ou assuntos que estiverem dentro  das finalidades da presente Carta ou que se relacionarem com os poderes e funções de qualquer dos órgãos nela previstos.

2. O Conselho de Segurança (CS) é o principal órgão do dispositivo constitucional destinado a assegurar às grandes potências um direito de controle sobre a  evolução da organização, bem como a preponderância no domínio da paz e da  segurança internacionais.  

O CS é composto por: cinco membros permanentes: a China, a França, o Reino Unido, os EUA e a Rússia e dez membros não permanentes que são eleitos de dois em dois anos pela AG.

3. O Conselho de Tutela (CT) distingue três tipos de membros: os membros permanentes do CS; os membros eleitos por três anos e os Estados que administram  os territórios sob tutela, isto é, que continuaram a ser administrados pelos países colonizadores.

Desde os finais da década de 90, se avança a redefinição das suas  funções para novas áreas de intervenção, como a gestão dos patrimônios  comuns da humanidade ou de novos protetorados.

4. O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) é composto por 15 juízes eletos pela AG e pelo CS em conjunto, por um período de nove anos e com possibilidade de serem reeleitos. Tem sua competência no sentido da resolução dos conflitos jurídicos entre os Estados.

5. O Secretariado e o Secretário-Geral (SG). O Secretariado é um órgão administrativo e tem no seu  Secretário-Geral, nomeado pela AG por recomendação do CS, o mais alto funcionário da Organização. O seu mandato foi fixado em cinco anos, com possibilidade de renovação.

As funções do SG são vastas  e ultrapassam as questões administrativo burocráticas, desempenhando um importante papel na diplomacia preventiva e associam-se as funções políticas.

6. O Conselho Econômico e Social (CES) é constituído por 54 membros, eleitos rotativamente  por três anos, obedecendo a um critério de distribuição  geográfica: 14 Estados Africanos, 11 Estados Asiáticos, dez Estados da América Latina, 13 Estados da Europa  Ocidental e outros Estados, e 6 da Europa Oriental.

É tem como principal função a  discussão dos assuntos econômicos e sociais internacionais, bem como para  formular recomendações políticas aos Estados e ao sistema das Nações Unidas.

Bons estudos!

Perguntas similares