No início dos estudos sobre as práticas e teorias administrativas, tudo ficou restrito a possibilidades de melhorias nos processos e nos resultados alcançados pela produção, desta forma, as pessoas envolvidas em qualquer fase eram consideradas uma espécie de “consequência do processo” e não havia estudos aprofundados nestas questões. Porém, Follet e Barnard foram os precursores deste assunto, com o surgimento das Teorias da Transição, que defendiam aspectos que poderiam ser coordenados e melhorados, assim o desempenho dos indivíduos também aumentaria.
STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE,Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Considerando os princípios de coordenação que as Teorias da transição defendiam, assinale a alternativa correta.
Respostas
Diante do contexto administrativo, as teorias da transição de Parker Follett evidenciavam que a coordenação era o grande núcleo central da administração, e poderia ser dividida em quatro princípios principais:
1. coordenação pelo contato direito, que envolviam a interação entre diferentes níveis organizacionais.
2. coordenação do processo de planejamento, que envolvem os participantes administrativos desde o princípio do processo administrativo.
3. coordenação pelos relacionamentos recíprocos, onde todas as partes de uma empresa influenciam e são influenciada pelo restante das partes.
4. coordenação como um processo contínuo, como o processo sem fim do setor administrativo.
Resposta: Letra D - Alternativa 4:
Coordenação baseada em um processo contínuo, dado que as funções administrativas das organizações não devem ser finitas.
Explicação: Livro Unicesumar: Conceitos da Administração e Ética Empresarial, pág 62