O rompimento de uma barragem de rejeitos, em Brumadinho/MG, representou um desastre de grandesproporções. Aspectos relacionados à segurança na operação das atividades de mineração e suas barragens,com todos os procedimentos de licenciamento, monitoramento e fiscalização são de extrema relevânciapara prevenir esse tipo de desastre. A partir do momento em que eventos como esse ocorrem, novoscenários de riscos ambientais se estendem no espaço, indo do local ao regional, gerando novas situaçõesde risco e impactos negativos sobre a saúde e o meio ambiente, que vão de curto a longo prazo.Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. Imagens orbitais são utilizadas para o dimensionamento e a quantificação de vegetação afetada,compondo o diagnóstico que será utilizado como parâmetro para definição das ações de reparaçãode danos.II. O plano de gerenciamento de riscos, instrumento preventivo que considera simulações do desastrerelacionados à população exposta, deve ser exigido na licença de operação.III. A dispersão do rejeito da barragem, desde a barragem B1 até a estrada bloqueada, alcançouextensão de, aproximadamente, 80 quilômetros.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
Resposta:
acho que a letra A I, apenas.
O Brasil assistiu, na última década, a vários desastres ambientais. Os de Mariana e de Brumadinho destacam-se por sua força e pelo prejuízo humano, material e ambiental gerado.
O uso de imagens orbitais tem sido bastante exigido diante destes desastres. Isso porque com estas imagens é possível observar o nível da destruição de maneira panorâmica, garantindo uma melhoria na capacidade investigativa a respeito das dimensões do prejuízo causado.
Na prática, estas imagens colaboram profundamente para os processos judiciais que exigem a reparação dos danos causados.
I. Imagens orbitais são utilizadas para o dimensionamento e a quantificação de vegetação afetada,compondo o diagnóstico que será utilizado como parâmetro para definição das ações de reparação de danos.
A resposta correta, portanto, é:
A. I, apenas.