Em um centro de referência de clínica cirúrgica de um hospital, observou-se o aumento no númerode casos de pacientes com febre alta e que referiam dores no local da cirurgia, após a alta hospitalar.Diante dessa situação, os gestores das áreas comunicaram o fato ao setor de Vigilância Epidemiológica(VE) da instituição. Ao ter ciência dessa situação, o gestor da Vigilância Epidemiológica (VE), de formaimediata, deveráA acionar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para reconhecimento das tendênciasdas infecções.B encaminhar os dados à Secretaria Municipal de Saúde para que proceda à avaliação dos casos deinfecção relatados.C determinar as áreas de atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para otimizara investigação dos casos ocorridos.D adotar novas medidas de prevenção e controle para reduzir os casos de infecção.E investigar se os casos de infecção estão relacionados à resistência antimicrobiana para evitar surtos maiores.
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é um elemento obrigatório em todos os hospitais. O principal objetivo dessa comissão é monitorar, investigar e reduzir os riscos de infecções hospitalares. Esta equipe deve ser capacitada para lidar com situações extremas.
Assim, diante do que a questão trouxe, podemos afirmar que a Vigilância Epidemiológica deve alertar, imediatamente, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar que deve estar pronta para atender ao chamado, reduzir os riscos de propagação da infecção, e lidar com a situação.
É correto o que se afirma em:
A. acionar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para reconhecimento das tendências das infecções.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás