Em medicina nuclear, os principais radioisótoposusados para a imagem da glândula tireoide incluemo iodo-131, o iodo-123 e o tecnécio-99. O iodo-131decai por emissão de radiação beta menos comenergia de 606 keV e um fóton gama associado comenergia de 364 keV, com tempo de meia-vida físicade aproximadamente 8 dias.Considerando as informações apresentadas notexto, avalie as asserções a seguir e a relaçãoproposta entre elas.I. A emissão de partícula beta menos e otempo de meia-vida longo do iodo-131resultam em altas doses absorvidas para aglândula tireoide, fato que restringe a doseadministrada ao paciente.PoRQUeII. A glândula tireoide organifica o iodoradioativo e o utiliza na síntese doshormônios tireoideanos.A respeito dessas asserções, assinale a opçãocorreta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Letra A.
Na medicina nuclear, os radioisótopos utilizados na imagem da glândula tireoide são o iodo-131, o iodo-123 e o tecnécio-99.
As altas doses que são absorvidas pela glândula tireoide são resultantes da emissão de partícula beta subtraída do tempo de meia-vida longo do iodo 131, um fato que é responsável pela restrição da dose administrada ao paciente.
É papel da glândula tireoide a organização do iodo radioativo e a utilização da síntese de hormônios.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás