As diretrizes básicas de proteção radiológica emradiodiagnóstico médico e odontológico estãodescritas na Portaria n. 453/1998, da Secretariade Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.Seu objetivo é regulamentar as práticas daspessoas físicas e jurídicas, de direito privado epúblico, envolvidas com a utilização dos Raios X noradiodiagnóstico.Considerando as aplicações da Portaria 453/1998,quanto às práticas de gestão pertinentes aoprofissional das técnicas radiológicas, avalie asafirmações a seguir.I. Os limites de doses individuais paraexposição ocupacional e do público devemser utilizados no desenvolvimento dosprojetos de blindagem.II. As exposições médicas são otimizadasconsiderando o valor mínimo possívelde dose para obtenção da qualidade daimagem.III. As tabelas de exposição orientam osparâmetros técnicos a serem utilizadosde acordo com o biotipo do paciente, aespessura e a densidade da área a seranalisada.IV. O profissional das técnicas radiológicas deveregistrar os procedimentos radiográficose as ocorrências sobre as condições deoperação, segurança, manutenção e reparodos equipamentos.É correto o que se afirma emA I, apenas.B IV, apenas.C I, II e III, apenas.D II, III e IV, apenas.E I, II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D) apresenta as afirmativas corretas em relação a aplicações da Portaria 453/1998, quanto às práticas de gestão pertinentes ao profissional das técnicas radiológicas.
Os limites de doses de exposição individual no trabalho e nos clientes podem ser usados para definir projetos de trabalho para esses profissionais, que como a jornada de trabalho reduzida, EPI'S, EPC's e ferias prolongadas.
A exposição deve ser otimizada e controlada ao máximo, tendo em mente os riscos da exposição a radiação ionizante, tanto para o operador radiográfico, como para os pacientes e demais pessoas que possam usar a sala de radiografia.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás