A razão sinal-ruído (RSR) nos exames por ressonância magnética envolve a quantidade de sinal induzidana bobina receptora e o ruído. Trata-se de um parâmetro importante para a qualidade das imagens, comexistência de fatores intervenientes para seu aumento, que se relaciona diretamente com a resolução dasimagens e o tempo necessário de aquisição dos exames.WESTBROOK, C. Manual de técnicas de ressonância magnética. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 (adaptado).Um dos meios para aumentar a razão sinal-ruído em um exame por ressonância magnética éA diminuir a espessura de corte da anatomia de interesse.B manter a matriz fixa e escolher um campo de visão menor.C selecionar tempo de repetição (TR) longo e tempo de eco (TE) curto.D usar a maior largura de banda de recepção possível para o sistema.E escolher o número mínimo de excitações que armazenam dados no espaço K.
#ENADE
Respostas
respondido por:
6
A alternativa C) selecionar tempo de repetição (TR) longo e tempo de eco (TE) curto.
A razão sinal-ruído é basicamente uma medida entre a quantidade de sinal induzida na bobina receptora e o ruído gerado, essa variável é muito importante para ter boas imagens, por isso é preciso sempre tentar aumenta-lo.
Quando o operador seleciona um tempo de repetição longo e o tempo de eco curto, a razão sinal-ruído aumenta.
Ao aumentar essa razão, a imagem gerada é melhor e o paciente é exposto a menos radiação do que seria exposto caso a razão sinal-ruído fosse baixa.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás