Os avanços genéticos na produção de suínos têm sido expressivos nos últimos anos, uma vez que aotimização do potencial genético dos cachaços tem sido possibilitada pela evolução das técnicas deinseminação artificial. Entre as inovações na área de reprodução, a Inseminação Artificial Pós-Cervical ouIntrauterina (IAIU), em que o sêmen é depositado no corpo do útero, está gradualmente substituindo ainseminação artificial tradicional, devido à sua simplicidade e às inúmeras vantagens que proporciona nonível da produção.GARCÍA-VARQUEZ, F. A. et al. Post-cervical artificial insemination in porcine: the technique that came to stay.Theriogenology. v. 129. p.37-45, 2019 (adaptado).Considerando a IAIU, avalie as afirmações a seguir.I. O uso dos reprodutores machos é priorizado por produzir maior número de doses inseminantes apartir de cada ejaculado.II. O diagnóstico de cio é dispensado por usar dose inseminante mais concentrada em comparação àinseminação artificial tradicional.III. A técnica consiste em passar um cateter pelo interior da pipeta tradicional que, após introduçãona cérvix, deposita a dose inseminante no interior do corpo uterino.IV. A redução no número de espermatozoides e no volume do diluente é alcançada, resultando emuma dose inseminante menor em comparação à inseminação tradicional.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D I, III e IV.E II, III e IV
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D) apresenta afirmativas corretas em relação a Inseminação Artificial Pós-Cervical ou Intrauterina (IAIU).
O diagnóstico de cio nunca pode ser dispensado, sem cio, não há ovócito, e mesmo que uma dose inseminante mais concentrada sem aplicada, não haverá fecundação.
O cio é um pré-requisito para qualquer atividade reprodutiva, seja através de monta natural ou através de inseminação artificial pós-cervical ou intrauterina.
O cio é o memento do diestro, onde a fêmea está receptiva ao macho e quando ela está fértil.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás