No Brasil, o etanol é comumente obtido da cana-de-açúcar, mas recentemente tem sido produzido a partirdo milho, especialmente em regiões onde a oferta do cereal é abundante. A partir do uso dos grãos de milhocomo matéria-prima, geram-se os grãos secos de destilaria conhecidos como DDG (Distillers Dried Grains)ou DDGS (Distillers Dried Grains With Solubles), que são coprodutos das usinas de etanol, com teorespróximos a 91% de matéria seca, 86% de matéria orgânica, 28% de proteína bruta, 6,7% de extrato etéreo,50% de fibra em detergente neutro e 3 213 a 3 668 kcal de energia metabolizável/kg.A respeito dos coprodutos das usinas de etanol, avalie as afirmações a seguir.I. A maior parte do teor de energia metabolizável resulta do amido presente nos referidos coprodutosao final do processo.II. DDG e DDGS são potenciais substitutos do milho em dietas de aves e suínos devido ao seu altoteor energético.III. DDG e DDGS são potenciais substitutos do farelo de soja em dietas de animais cujas demandas deproteína sejam baixas.IV. Um fator limitante de uso de DDG e DDGS em dietas para não ruminantes é o elevado teor de fibradesses grãos secos de destilaria quando comparado ao da maioria dos cereais.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e III.D I, II e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa E) apresenta as afirmativas corretas a respeito dos coprodutos das usinas de etanol.
A maior parte da energia metabolizável resultam do DDG e DDGS, e não do amido, o amido foi fermentado em outras substâncias.
É possível usar o DDG e DDGS como fontes energéticas que pode substituir o milho na dieta de aves e suínos pois são composto altamente energéticos e são relativamente baratos se comparado ao milho.
Porém, são muito mais fibrosos do que os milho e do que outros grãos e cereais.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás