• Matéria: História
  • Autor: biancabonita41oujkg9
  • Perguntado 7 anos atrás

Émile Durkheim analisou a sociedade ao partir do pressuposto de que o cientista social deve ter a mesma “estranheza” que o cientista natural diante de seu objeto. Contudo, o cientista deve traçar regras claras para a análise da vida social, sem deixar de evidenciar as diferenças existentes nas sociedade. Ao levar em consideração os fatos sociais, analise as afirmações a seguir:

I. Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser tratados literalmente como fatos criados pelas divindades existentes.
II. É possível entender a dinâmica das diferentes sociedades por meio de especificidades como o grau de coerção que ela promove.
III. Tratar os fatos sociais como coisa, ou seja, afastar as noções prévias e estabelecer uma neutralidade científica, é um dos objetivos de quem analisa os fatos sociais.
IV. Os fatos sociais, assim como os fenômenos sociais analisados por Durkheim, fazem com que a sociedade mantenha uma certa coesão social.

É correto o que se afirma apenas em:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

I é falsa,  os fatos sociais são produzidos pela ação humana, não sendo coisas que teriam sido estabelecidas por algum tipo divino de ação.

II é verdadeira, havendo mudanças específicas nos fatos sociais que revelam certas tendências que estão presentes em algumas sociedades e ausentes em outras.

III é verdadeira, sendo esta uma concepção racionalista, que defende o cientificismo, ao abordar a realidade humana.

IV é verdadeira, sendo o tipo de coisa que pode diferenciar um fenômeno social em uma sociedade dos fenômenos de outra, criando uma abordagem sistemática da sociedades humanas.

Perguntas similares