Respostas
Os terremotos como um fenômeno que atravessa a história da humanidade, marcaram a cultura de diversos indivíduos e sociedades ao redor do mundo.
Para os povos gregos, pode-se dizer que, em geral, eles caracterizavam os terremotos como obras divinas, de origem em Poseidon, que era o deus das águas oceânicas.
Os terremotos, para os chineses eram obra divina também, sendo enviados para abalar a terra em nome da justiça de seus deuses. Note-se que os chineses, já no século 2 antes de Cristo, desenvolveram sistemas de detecção de terremotos.
Resposta: Os antigos gregos acreditavam que os terremotos eram culpa de Poseidon, Deus dos Mares. Já os antigos chineses acreditavam se tratar de distúrbios cósmicos no yin e yang. O povo chinês também acreditava se tratar dos “céus” punindo os atos desprezíveis cometidos pela dinastia dominante. Inclusive foram os Chineses que inventaram o primeiro detector de terremotos há mais de 2000 anos, considerado o primeiro sismógrafo. Sismógrafo é o instrumento utilizado para medir as oscilações da superfície da terra e assim poder detectar eventuais terremotos.