Respostas
A primeira guerra mundial aconteceu de 1914 à 1918. Suas motivações foram as insatisfações da Itália e Alemanha por não terem tantas colônias na África e Ásia quanto a Inglaterra e França. Os principais países da Aliança, eram: Inglaterra, Estados Unidos (que não participou desde o começo da guerra) e França, contra Alemanha, Itália e Império Otomano do lado da tríplice entente.
Já a segunda guerra mundial, que rolou de 1939 até 1945, teve motivação com a Alemanha achando injusta as decisões e penalidades sofridas após a derrota na primeira guerra, e querendo recuperar os territórios que foram cedidos à França (Alsácia-Lorena). Seus países participantes eram: Do lado dos Aliados: França, Inglaterra e Estados Unidos (de novo), contra Itália, Alemanha e Japão do lado do Eixo.
Resposta:
As duas grandes guerras mundiais deixaram marcas que podem ser percebidas até os dias atuais. Nos dois acontecimentos, a Alemanha teve um papel fundamental – a derrota massacrante na primeira levou a uma realidade que motivou a segunda guerra.Iniciada há quase 100 anos, em 1914, a Primeira Guerra não foi entre nações, mas entre blocos de nações imperialistas e industriais. “Como é pertinente, a segunda revolução industrial vai usar a Europa como palco, e o campo como laboratório de novas armas para a época. O resultado são mortes mais contundentes. Temos granada de mão, metralhadora de chão, tanque de guerra, lança-chamas, gases tóxicos. A capacidade de devastação era absurda”
Em 1918, após ser derrotada, a Alemanha foi humilhada com o Tratado de Versalhes. “O foco central era inviabilizar economicamente a Alemanha, que tinha se rendido sem que houvesse um soldado sequer em seu território. Com o Tratado de Versalhes, vai ter que afundar todos navios de guerra e grande parte da frota mercante, além de obrigar a Alemanha a se desmilitarizar e ficar com uma tropa de 100 mil soldados somente”,
As consequências da Primeira Grande Guerra criam o ambiente necessário para a segunda, que se torna cada vez mais próxima com o surgimento do partido nazista. Por duas vezes, nas eleições de 1925 e 1932, o partido nazista tentou chegar à presidência da Alemanha, sem sucesso. Mas, em 1933, Hitler ocupou o cargo de chanceler do país, contra a vontade do presidente reeleito, que temia o discurso violento do partido nazista. O fato aconteceu por conta da pressão dos grandes industriais do país, com medo do avanço soviético bolchevista.
Explicação:
Eu estava lá