“A alta do mercado tinha efetivamente terminado em 3 de setembro de 1929, imediatamente após os operadores mais argutos terem voltado das férias e olhado atentamente os números que estavam por baixo. As altas posteriores não foram mais do que soluços numa tendência constante de queda. Na segunda-feira, 21 de outubro, pela primeira vez, a fita do teleimpressor não conseguiu mais acompanhar as notícias das quedas. Os pedidos de cobertura de posição haviam começado a ser feitos por telegrama no sábado anterior, e no começo da semana os especuladores começaram a perceber que poderiam perder suas economias e até suas casas. Na quinta, 24 de outubro, as ações sofreram uma queda vertical, porque ninguém comprava: os especuladores não tinham mais o que vender e não conseguiam fazer a cobertura adicional. Então veio a Terça-Feira Negra, 29 de outubro, e a primeira venda de ações fortes para tentar conseguir a liquidez de que se precisava tão desesperadamente.”
Respostas
Resposta:
Não há pergunta alguma
Resposta:
Adg4 -
1- c) O “boom” econômico pós Primeira Guerra Mundial fez com que as ações das empresas no mercado de capitais fossem valorizadas, e os norte-americanos passaram a investir cada vez mais no mercado acionário.
2- a) O primeiro setor a sentir o impacto da redução da demanda foi justamente o setor agrícola, que teve suas exportações reduzidas. Sem vender seus produtos, os grandes proprietários não conseguiam saldar as dívidas adquiridas no período da expansão da demanda e do crédito – o que também afetou o setor financeiro, especialmente os pequenos bancos.
3- e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
I – Neste período o café era o principal produto da economia brasileira e praticamente toda sua produção era vendida (exportada) para outros países.
III – Em 1930, dois elementos estavam presentes: a produção nacional era enorme e a economia mundial estava em crise.
4- a) Segundo o pensamento de Hayek, a solução para evitar as grandes crises do capitalismo seria a intervenção do Estado na economia gerando empregos, aumentando a demanda e diminuindo as desigualdades.
Explicação:
Corrigido pelo AVA