Respostas
Resposta:
Conhecendo os colegas
Para a dinâmica você vai precisar de um objeto pequeno.
Faça a sala formar um círculo e peça para que a primeira pessoa com o objeto na mão diga o nome e uma informação sobre ela. Pode ser o lugar onde vive, o que gosta de comer, alguma atividade favorita… Todos da roda devem pegar o objeto e dizerem algo sobre si.
Quando todo mundo tiver falado, faça uma segunda rodada, porém, quem estiver com o objeto na mão deve tentar se lembrar e dizer a informação que o colega do lado informou no início do jogo.
A atividade chama a atenção para a importância de se ouvir o que o outro fala, ao invés de se preocupar unicamente com o que se deve dizer.
Prós e contras
Sorteie um tema polêmico que esteja em abordagem pela mídia. Peça aos estudantes para formar um círculo com as carteiras e se separar em três grupos, um que será a favor, outro contra a questão e um grupo juiz que determinará a equipe vencedora.
Dê um tempo pequeno para que as equipes construam as discussões em uma folha, cerca de 10 a 15 minutos. Porém, no momento da apresentação, peça para que troquem os papéis e defenda os pontos pensados pelo outro grupo para os juízes.
A equipe mais bem votada pelo júri ganha a competição.
Proponha mais de um desafio e tema em uma mesma atividade para que o grupo que julga também possa formular argumentos e participar ativamente da brincadeira.
Invenção de história coletiva
Solicite que todos sentem-se no chão e façam um círculo. Diga uma frase qualquer e peça para que um aluno invente um trecho de continuação para o que você disse. Outro estudante deve completar a fala dele e assim sucessivamente, e vão construindo uma história em conjunto.
A mesma atividade pode ser proposta apenas completando palavras com sinônimos.
Música e Teatro
Abra espaço na sala, colocando todos as carteiras em roda, cada estudante deve dizer um trecho da música que gosta. Sorteie alguém para começar a brincadeira dizendo que deve inventar e apresentar no centro do círculo alguma situação em que caiba o trecho da canção.
Um próximo estudante precisa encaixar na situação, enquanto ainda o colega está falando a parte da música que escolheu e assim deve ocorrer com os demais estudantes seguidamente.
A atividade pode aguçar a criatividade e o raciocínio rápido da turma, gera boas gargalhadas, e motiva a interação da classe.
Dinâmica do Interrogatório
O professor escolherá um aluno pra fazer o papel do interrogado. Ele não pode utilizar as palavras NÃO, SIM e PORQUE em seus argumentos.
Os colegas deverão fazer perguntas que induzam o interrogado a falar as palavras proibidas, se ele citar as palavras deve pagar uma prenda de escolha do grupo. Em seguida passa a vez a outro colega.
Sorriso Milionário
Boa dinâmica para quando falta poucos minutos para o final da aula e se quer matar tempo, ou para a última aula antes das férias.
Você deve pedir para que cada aluno forme cinco bolas de papel. Pode usar os papéis usados que foram jogados na lixeirinha da sala.
As bolinhas devem estar dispersas na sala. Dado o sinal, os alunos deverão desafiar os outros olhando fixamente nos olhos e a pessoa não pode sorrir ou piscar.
A cada vitória de um participante, ele ganha uma bolinha de papel. Ao final do jogo, quem tiver mais bolinhas vence a competição. Se houver empate, os alunos devem disputar entre si, até que haja um vencedor.
O abismo
Abra um espaço grande na sala e utilizando uma fita crepe, marque no chão duas faixas paralelas próximas que representarão um abismo. Peça para que todos os alunos fiquem de um lado só do abismo e explique que eles deverão atravessá-lo de formas diferentes, sendo que não se pode repetir nenhuma maneira já usada anteriormente.
Os estudantes podem se ajudar entre si no desafio e dar sugestões uns para os outros.
A atividade fica muito interessante quando as ideias sobre como atravessar o abismo vão acabando e a ajuda do grupo se torna essencial para o sucesso de um colega.
No desfecho do exercício você pode perguntar qual foi a sensação daqueles que ficaram para trás?
Verdade ou consequência – Teste o conteúdo das aulas
Os estudantes devem se sentar no chão e fazer um círculo. Coloque uma garrafa no centro da roda. Ao seu sinal, alguém sorteado gira a garrafa. Para quem o bico dela ficar apontando deve responder se escolhe verdade ou consequência.
Se o estudante escolher verdade, a pessoa, para quem o fundo da garrafa ficou apontando deve dirigir a ela uma pergunta a respeito do conteúdo da disciplina.
Se a pessoa do bico da garrafa escolher consequência, ou errar a resposta da pergunta, deverá pagar uma prenda de escolha do questionador.
Amigo secreto – Dê de presente algo feito por você
Escreva em pedaços de papel o nome dos estudantes e os coloque dentro de um recipiente, em seguida peça para que cada aluno pegue um papelzinho, e não mostrar para ninguém. Caso um estudante pegue o seu próprio nome ele deve sortear outro papel.