• Matéria: Filosofia
  • Autor: paulogama86
  • Perguntado 7 anos atrás

René Descartes é o inaugurador da Filosofia moderna, por ter investigado a fundo os problemas que ocupam os filósofos desde o nascimento da Filosofia, a saber: o que é substância, a relação entre alma e corpo, o problema do conhecimento, a extensão e o movimento e outros. Sobre a Filosofia cartesiana, assinale o que for correto.



1)René Descartes representa, para a história da Filosofia, avanços no plano científico, sem desenvolver a metafísica da modernidade, razão pela qual seu pensamento foi reformulado pelo movimento enciclopedista, no século XVIII.
2 )A primeira certeza obtida por Descartes é a constatação de que o “eu penso, enquanto eu duvido, é sempre verdadeiro”, resumida pela fórmula “duvido, logo, penso, logo, sou”.
3)O Empirismo apresenta, em relação a Descartes, um projeto de continuidade e aprofundamento. Com as teses do idealismo, toda a Filosofia britânica da época tornou-se propagadora do pensamento cartesiano.
5)Descartes afirma a possibilidade do conhecimento verdadeiro, por meio de uma reforma do entendimento e das ciências, porém, Descartes não vê a necessidade de essa reforma exigir mudanças sociais e políticas.
6)Para Descartes, tanto o sujeito do conhecimento, quanto as ideias claras e distintas, são mitos filosóficos, pois a consciência não pode ser o objeto de si mesma.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

A alternativa 2 está correta.

Para Descartes, a dúvida metódica pode ser entendida como uma ferramenta para a prova da existência da verdade absoluta.

Além disso, é a partir dela que ele busca a defesa do dogmatismo, tendo o conhecimento como base principal para a solução das problemáticas do indivíduo e do mundo ao seu redor.

Descartes resolve demolir toda essa base herdada para produzir uma nova construção mais sólida feita por ele mesmo, mas levando em consideração as produções científicas em um momento anterior. 

Perguntas similares