Questão 8/10 - Comunicação e Linguagem
Uma língua nunca é falada da mesma forma por seus usuários, porque ela está sempre sujeita a variações. Existem vários aspectos que interferem na produção linguística e contribuem para o aparecimento dessas variações. Leia o fragmento a seguir, retirado de uma crônica de Carlos Drumond de Andrade: “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 1.
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente a variação em que se encaixa o fragmento acima transcrito, retirado da crônica de Carlos Drummond de Andrade:
A
Espaço
B
Tempo
C
Grupo social
D
Atividade profissional
E
Situação comunicativa
Respostas
Resposta:
Tempo. letra B
Explicação:
Gabarito: A alternativa correta é ‘Tempo’, conforme item ‘Língua padrão e variantes linguísticas’ do capítulo 1 do livro base. Tempo: o português falado hoje é diferente do português de décadas e, principalmente, de séculos atrás.
A reposta correta é a letra B) Tempo
Tendo em vista que, o português que é falado hoje é considerado um português diferente do que era falado há décadas atrás e, principalmente, a séculos atrás.
A linguagem tende a ser caracterizada como o que nos difere dos demais seres vivos, pois ele permite que tenhamos a oportunidade de expressar os nossos sentimentos, revelar os nossos conhecimentos além de expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso dia-a-dia fazendo assim com que haja a promoção de uma inserção ao convívio social.
Bons estudos!