O neocolonialismo no continente africano foi justificado pelos europeus como missão civilizatória para encobrir seus interesses econômicos nesse território. Além disso, o neocolonialismo era baseado em inúmeras teorias raciais do período, destacando-se entre elas o darwinismo social. Acerca do darwinismo social, podemos afirmar que:
a) partindo de uma leitura incorreta e racista da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, o darwinismo social defendia a existência de raças humanas naturalmente superiores às outras.
b) o darwinismo social partia do princípio de que a adoção do cristianismo pelos europeus tornava-os superiores aos povos pagãos.
c) partia de um determinismo geográfico, que afirmava que o clima típico dos trópicos justificava a “inferioridade” do desenvolvimento social dos povos da África.
d) reforçava a visão fraternal da época que reforçava os laços de igualdade entre europeus e africanos.
e) afirmava que um povo com o poder das armas modernas obrigatoriamente deveria impor seu domínio contra outros povos.
Respostas
Letra A
Explicação:
O darwinismo foi lido e interpretado de forma racista
É correta a alternativa A, tendo sido o Darwinismo Social o resultado da aplicação das conclusões que Darwin fez sobre o mundo natural a um universo ao qual estas conclusões não pertenciam, que era o da política.
Foi, na verdade, uma forma de justificar ideologicamente os interesses econômicos das nações europeias na África e na Ásia. Apresentar os povos nativos destes continentes como "naturalmente inferiores" e "selvagens" que precisavam ser "civilizados" fazia com que a população europeia "fechasse os olhos" para as enormes atrocidades que eram cometidas contra estas pessoas.
No Congo, por exemplo, milhões de seres humanos foram mortos, das formas mais cruéis, no processo de explorar o látex que abastecia a indústria automobilística.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/31414231