Estrutura das Demonstrações Contábeis
As contas patrimoniais devem ser classificadas em razão de sua natureza e suas características. Outro fator que deve ser considerado na elaboração do Balanço Patrimonial é o fator “tempo”, pois deve-se levar em conta o prazo de realização ou de vencimento das contas.
Nesse sentido, o art. 178 da Lei nº 6.404/76 determina a estrutura do Balanço Patrimonial nos seguintes grupos:
A ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a curto prazo, investimentos e imobilizado.
PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante; resultado de exercícios futuros e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, reservas de reavaliação, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
B ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a curto prazo, investimentos, diferido e imobilizado.
PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante e resultado de exercícios futuros, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados
C ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado, diferido e intangível.
PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante; resultado de exercícios futuros e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e lucros e prejuízos acumulados.
D ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
E ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado, diferido e intangível.
PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e lucros e prejuízos acumulados.
Respostas
Resposta:
LETRA D
Explicação:
ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
A alternativa correta é a seguinte: D ATIVO: ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. PASSIVO: passivo circulante; passivo não circulante e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
A contabilidade possui dentro dos balanços patrimoniais três grandes grupos, que são eles o ativo, o passivo e o patrimônio líquido, a relação que é estabelecida entre eles é dada pela seguinte fórmula:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
Os ativos como sendo os bens e direitos da empresa divididos em circulante e não circulante de acordo com o grau de liquidez dos mesmo.
Os passivos são as obrigações que a empresa possui, são origem de recursos para o ativo provenientes de terceiros, dividido em circulante e não circulante de acordo com o seu grau de exigibilidade.
O Patrimônio líquido representa o capital dos sócios e apresenta contas como capital social, reservas e ajustes de avaliação patrimonial.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!