• Matéria: Geografia
  • Autor: Isadutris
  • Perguntado 7 anos atrás

Como o estudo de fósseis contribuiu para que os cientistas desenvolvesem a teoria da deriva continental?

Respostas

respondido por: aveexpurgo
53

olá isadutris!

isso ocorreu por acharem, em áreas separadas por oceanos inteiros, partes de fósseis semelhantes.

espero ter ajudado ;)

respondido por: nataliafransantos
1

O estudo dos fósseis contribuiu para que os cientistas desenvolvessem a Teoria da Deriva Continental porque os mesmos fósseis que foram encontrados na costa leste do continente Sul-americano também foram encontrados na costa oeste da África.

Esse fato sugeriu para os cientistas, a ideia de que no passado geológico esses dois continentes estiveram juntos, onde esses animais circulavam pelas grandes porções de terra que estavam unidas. Além dos fósseis de animais, foram encontrados também os mesmos fósseis de plantas.  

A separação dos continentes

Quando a Pangeia começou a se separar, parte destes animais e plantas ficaram na América do Sul e parte dos mesmos animais e plantas ficaram na África.

Caso essas terras estivessem separadas, esses mesmo fósseis não estariam presentes nestas duas porções continentais distintas, separadas por milhares de quilômetros.

Outra evidência observada, é que as linhas de recorte entre o litoral dessas duas regiões formam um encaixe, como o de um quebra-cabeças, o que também pode indicar que no passado estiveram juntos e depois se separaram.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a Teoria da Deriva Continental em: https://brainly.com.br/tarefa/41197649

Anexos:
Perguntas similares