O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população. Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Disponível em: . Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Diante do contexto acima e de acordo com a literatura da disciplina, Reforma Sanitária diz respeito a:
Alternativas
Alternativa 1:
Um conjunto de atividades relacionadas às zoonoses e questões sanitárias.
Alternativa 2:
Um desenvolvimento de ações de monitoramento contínuo do país, por meio de estudos.
Alternativa 3:
Um determinado conjunto de ações destinadas a controlar os determinantes das doenças e dos agravos.
Alternativa 4:
Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção da saúde individual.
Alternativa 5:
Um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional que regulamenta e se responsabiliza pela proteção à saúde dos cidadãos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: Um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional que regulamenta e se responsabiliza pela proteção à saúde dos cidadãos.
Explicação:
renatad445:
Obrigada!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás