A-Qual relação o texto estabelece entre a escravidão Atlântica e a prosperidade inglesa?
B-A ideia cental apresenta nesse texto confirma ou contraria o que você esdutou no tema 4? Explique
C-Indentifique e grife no texto a expressão empregada para representar as maneiras pelas quais os ingleses lucravam com o tráfico negreiro
D-Como você viu, em 1807 o Parlamento britânico proibiu a participação de súditos ingleses no tráfico atlântico de escravos. Por que, mesmo depois dessa medida, o tráfico negreiro continuou sendo praticado por quase cinquenta anos?
Respostas
A - O texto estabelece uma relação de "causa e efeito" entre a escravidão e a prosperidade inglesa, tendo os ingleses lucrado muitíssimo com a exploração da mão de obra escrava.
B - Se o tema 4 defender a ideia de que os ingleses "lutavam pela liberdade" e eram combatentes idealizados da escravidão, então ele contraria o que foi estudado.
C - A expressão "ganha-ganha-ganha" é usada especificamente para mostrar que lucravam com o comércio negreiro e com a exploração, usando mão de obra negra, de matérias-primas.
D - Continuou pois interessava às nações americanas, tendo o Brasil e as colônias do Sul dos Estados Unidos, que abasteciam o mercado inglês, dependido economicamente desta exploração da mão-de-obra escrava, tendo a Inglaterra, muitas vezes, fingido ignorar esta realidade para não prejudicar seus lucros.