• Matéria: Português
  • Autor: marlizeluckmann
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Você já pensou na possibilidade de a língua ser um fenômeno mental e, como tal, ter uma relação necessária com a experiência cognitiva dos falantes? Esse é o pressuposto teórico para algumas abordagens linguísticas. Quando estudamos semântica como a propriedade das línguas naturais que está associada à significação, é comum que tenhamos a ideia de que essa propriedade é relativamente independente dos falantes. Para certa teoria, o que define as propriedades da língua falada por uma pessoa são os estímulos linguísticos que ela recebe na infância, ao ouvir seus pais, familiares e amigos. O conjunto de estímulos (também chamado de input) é o que ativa as regras linguísticas que já estão previstas em seu módulo cognitivo de linguagem. Bebê e a linguagem Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2018. Em meio ao contexto apresentado, podemos afirmar que estamos falando da teoria Alternativas: a) do signo, que considera exclusivamente o referente na explicação dos mecanismos de produção do significado. b) gerativa da língua, que entende que a língua é um fenômeno mental que se constitui com outros aspectos da cognição. c) estruturalista, que vê a Língua como um conjunto de regras. d) saussuriana, que diz que signo é o elemento da língua e pode ser definido a partir da relação com outros signos. e) de Benveniste, que mantem o foco no sujeito e suas marcas de discurso. 2) Para a Linguística Cognitiva, tanto as estruturas linguísticas quanto os significados decorrem das diversas experiências mentais que os falantes têm com o ambiente (o que envolve a interação corporal com o mundo físico e a interação verbal ou não verbal com outros indivíduos). Essa conceituação está associada à ideia de uma mente corporificada, segundo a qual a mente/o cérebro só pode ser estudada(o) pela sua relação com o corpo, que, por sua vez, está sempre em interação com o ambiente. Sentidos Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2018. A partir do texto podemos analisar algumas afirmações sobre a Linguística Cognitiva: I. A Linguística Cognitiva considera a semântica como elemento primordial para a análise linguística. II. Para a Linguística Cognitiva a noção de experiências que os indivíduos têm para desenvolver a linguagem é muito restrita. III. A Linguística Cognitiva considera a língua como um sistema para categorização do mundo. IV. A função categorizadora da língua, para a Linguística Cognitiva, impõe uma estruturação ao mundo que passa necessariamente pelas experiências individuais e coletivas que os falantes têm com o ambiente. V. A categorização linguística é um modo de compreender o mundo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA. Alternativas: a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, III e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. d) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas. e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: popinhamota
67

Resposta:

1-b

2-d

3-a) Semântica Cognitiva.

4-b)

Teoria da Semântica de Frames que entende que o sentido decorre das diversas experiências mentais que os falantes têm com o ambiente.

Explicação:


marlizeluckmann: MUITO OBRIGADO POR ME AJUDAR
cinthiaegl: Tudo correto !
respondido por: natanielenascargomes
16

Resposta:

1 b) gerativa da língua, que entende que a língua é um fenômeno mental que se constitui com outros aspectos da cognição.

2 d) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.

3 a) Semântica Cognitiva.

4 b) Teoria da Semântica de Frames que entende que o sentido decorre das diversas experiências mentais que os falantes têm com o ambiente.

Perguntas similares