As atuais discussões sobre educação inclusiva, no Brasil, possuem como ponto de partida a Constituição de 1988, que derivou outros documentos e leis que regulamentam esse ensino. Dessa forma, a atual Carta Magna possui importante papel na educação, a começar pela relevância de seu artigo 205 que expressa a educação como um direito de todos e dever do Estado e da família (BRASIL, 1988).
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Casa Civil, 1988. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020.
A partir das exposições, analise as afirmativas a seguir:
I – A Constituição de 1988, que considera a educação como direito básico de todo cidadão, refere-se, também, as pessoas com deficiência.
II – O Estado tem o dever de ofertar educação para todos, sem qualquer discriminação e zelar pelo pleno desenvolvimento do indivíduo.
III – Apesar de não mencionar a pessoa com deficiência, o artigo 205 por si só já garante que todas as crianças estejam devidamente matriculadas em creches, pré-escolas e escolas de ensino Fundamental e Médio.
IV – Podemos afirmar que a nossa constituição possui um viés de educação emancipatória e inclusiva, visto que possui como propósito a educação para a cidadania e para o trabalho, bem como de direito a todos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás