A bactéria anaeróbia facultativa Klebsiella oxytoca tem a capacidade de utilizar glicerol como fonte decarbono para produção de butano-2,3-diol. Em altas concentrações de oxigênio dissolvido, o microrganismopreferencialmente incrementa a massa celular e, sob limitação de oxigênio, é favorecida a produção doálcool. Além disso, altas concentrações de substrato e produtos inibem o metabolismo nesse bioprocesso.Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta o modo de condução do bioprocessoque proporcionará maior produtividade em termos de butano-2,3-diol e menor quantidade deglicerol residual.A Produção em batelada alimentada com reciclo de células e alto coeficiente volumétrico de transferênciade oxigênio.B Produção em batelada com baixa concentração inicial de glicerol e alto coeficiente volumétrico detransferência de oxigênio.C Produção em batelada com alta concentração inicial de glicerol e baixo coeficiente volumétrico detransferência de oxigênio.D Produção em batelada alimentada com baixa concentração inicial de glicerol e alto coeficientevolumétrico de transferência de oxigênio.E Produção em sistema contínuo com um único reator com alta concentração de glicerol na alimentaçãoe baixo coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra C)
A bactéria Klebsiella pneumoniae tende a representar um vasto campo de problemas, pelo menos ao que tange, a infecção hospitalar. Com isso é necessário que haja o reconhecimento do seu caráter e a causa das doenças em pacientes que não tenham tanta força para resistir a esse tipo de infecção.
É comum que ela seja transmitida por uma equipe de saúde ou então pelos seus instrumentos ou pela medicação parenteral.
Vale frisar que, o controle dessa bactéria depende exclusivamente da lavagem de mãos, da rigorosa assepsia, entre outros procedimentos de higiene hospitalar.
Bons estudos!
Resposta:
C Produção em batelada com alta concentração inicial de glicerol e baixo coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.
Explicação:
Prova do ENADE 2019 Engenharia Química com Gabarito