Estima-se que o mercado global de produtos farmacêuticos crescerá 30% entre 2015 e 2020, chegando aUS$ 1,3 trilhão, e que o Brasil passará a ser o quinto maior consumidor desse mercado. Nesse contexto,a avaliação das políticas e programas para garantia de acesso a medicamentos é importante, sendonecessários estudos de farmacoeconomia na gestão dos recursos destinados a esses insumos.BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Evolução do gasto commedicamentos do Sistema Único de Saúde no período de 2010 a 2016. Rio de Janeiro, 2018 (adaptado).Considere que 1 000 pacientes necessitam de tratamento com anti-hipertensivos e o orçamentofixo represente R$ 200.000,00 ao ano. A tabela de custo-efetividade a seguir apresenta um exemplosimplificado do custo anual para três medicamentos anti-hipertensivos e a efetividade em termos deredução absoluta da pressão arterial.A respeito da análise farmacoeconômica, avalie as afirmações a seguir.I. O anti-hipertensivo A é o de escolha, por apresentar melhor razão custo-efetividade e a possibilidade detratamento para todos os pacientes durante o ano.II. O anti-hipertensivo B, apesar de apresentar melhor efetividade, possui maior razão custoefetividade, sendo possível tratar menos de 700 pacientes ao ano.III. O anti-hipertensivo C é uma estratégia dominada, ou seja, é mais cara e menos efetiva.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
O Brasil é um dos maiores consumidores do mercado de medicamentos a nível global. O problema que isso gera é social, já que várias pessoas não podem consumir certos medicamentos que lhes são necessários, por conta dos altos custos envolvidos. A análise exposta pela tabela farmacoeconômica indica que:
I. O anti-hipertensivo A é o de escolha, por apresentar melhor razão custo-efetividade e a possibilidade de tratamento para todos os pacientes durante o ano.
Correto. Dado o valor-resultado do anti-hipertensivo A, é muito mais interessante para o setor de compras optar por utilizá-lo, ampliando o acesso e garantindo tratamento para um meio número de pessoas.
II. O anti-hipertensivo B, apesar de apresentar melhor efetividade, possui maior razão custo efetividade, sendo possível tratar menos de 700 pacientes ao ano.
Correto. Apesar da eficiência ser notável, o anti-hipertensivo B impossibilita que um número maior de pessoas receba o tratamento adequado.
III. O anti-hipertensivo C é uma estratégia dominada, ou seja, é mais cara e menos efetiva.
Correto. O anti-hipertensivo C é a pior escolha no cenário de compra. Isso porque é menos eficiente e mais caro.
Resposta correta, portanto:
E. I, II e III.