Um homem de 28 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um Hospital Municipalqueixando-se de intensa dor epigástrica que irradiou para o dorso nas últimas 24 horas. O paciente aindarelatou que já havia sentido dor na mesma região, porém nunca tão intensa ou que não desaparecesseem um período de 8 a 12 horas. O clínico solicitou hemograma e alguns parâmetros bioquímicos, cujosresultados são apresentados na tabela a seguirConsiderando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O paciente apresenta um quadro com várias alterações, porém a que está relacionada à queixaprincipal do paciente sugere um quadro de pancreatite aguda.PorQUeII. As enzimas transaminases que constam nos resultados dos parâmetros solicitados aparecem comalgum grau de elevação.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
A análise rápida dos sintomas e seu cruzamento com o histórico do paciente é uma importante característica do pronto atendimento. Vemos, neste caso, que:
I. O paciente apresenta um quadro com várias alterações, porém a que está relacionada à queixa principal do paciente sugere um quadro de pancreatite aguda.
Correto. A pancreatite aguda é uma espécie de inflamação do pâncreas que traz como sintomas dor abdominal, náuseas, inchaço e febre.
PorQUE
II. As enzimas transaminases que constam nos resultados dos parâmetros solicitados aparecem com algum grau de elevação.
Correto. Os estudos tem demonstrado que pacientes que sofrem de pancreatite aguda podem apresentar transaminase, fosfatase alcalina e bilirrubina elevadas.
Está correta, portanto a alternativa:
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I