Os programas de Reabilitação Cardiopulmonar eMetabólica (RCPM) são considerados intervençõescomplexas envolvendo uma equipe multidisciplinar,com intervenções educacionais e comportamentais.Os exercícios físicos contribuem para a maior partedos resultados.Considerando a atuação do fisioterapeuta nessecenário, avalie as afirmações a seguir.I. A fase III da RCPM, primeira etapa extrahospitalar, inicia-se imediatamente apósa alta e/ou alguns dias após um eventocardiovascular ou uma descompensaçãoclínica, tendo duração prevista de três a seismeses, sendo que, em algumas situações,pode estender-se por mais tempo, com trêsa cinco atendimentos semanais.II. Programas de exercício para InsuficiênciaCardíaca (IC) promovem progressivoaumento da capacidade funcional,requerendo aumento gradual da carga detrabalho de 40 a 70% do esforço máximo,por 20 a 45 minutos, três a cinco vezes porsemana, por 8 a 12 semanas.III. No teste cardiopulmonar, o limiar anaeróbicoé o ponto ideal para o treinamento aeróbicoem pacientes com IC, que deve ser associadoa exercícios de resistência por gruposmusculares, com benefícios funcionais naqualidade de vida, no balanço autonômico eno perfil neuro-humoral.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenasE I, II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
A alternativa D) apresenta a afirmativa correta em relação a atuação do fisioterapeuta nesse cenário.
A fase III da RCPM (Programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica) da primeira etapa extra hospitalar envolve o acompanhamento medico das alterações relacionadas a descompensação clinica.
A descompensação é um processo onde os sistemas de compensação (renal, sistema nervoso simpático e modificações cardíacas) regridem ao estado normal, é um longo que demora de 3 a 6 meses.
É importante instaurar um pequeno programa de exercícios e testes de esforço mensais.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás