Uma fonoaudióloga do NASF recebeu demanda daEquipe de Saúde da Família para realização de açõesde educação em saúde nos grupos de puericultura etabagismo. As ações dessa profissional consistiramem palestras sobre os prejuízos causados pelo usoda chupeta e da mamadeira e sobre os efeitos douso do tabaco para a saúde vocal e sua associaçãocom o câncer de boca. No caso dos tabagistas,alguns abandonaram temporariamente o hábito,mas voltaram a praticá-lo. A equipe questionou,então, o motivo da não efetividade dessas açõespara a mudança dos hábitos dos usuários.Considerando as ações de educação em saúderealizadas pela fonoaudióloga nos grupos depuericultura e tabagismo, avalie as asserções aseguir e a relação proposta entre elas.I. As ações realizadas assumem um caráterpreventivo e pertencem ao modelotradicional-hegemônico de educaçãoem saúde, e, embora desenvolvidascom bastante frequência, geram poucosresultados.PorQueII. As ações realizadas são pouco sensíveisàs necessidades subjetivas e culturaisdos usuários, pois estão baseadas nomodelo biomédico e em uma relação decomunicação assimétrica entre profissionale usuário.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra A, que aponta que as asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.
As ações que devem ser tomada em relação a grupos que estão suscetíveis de ser de um viés preventivo, sabe-se que a prevenção é o melhor remédio para certas doenças onde esclarecendo a devida ação e sua consequências podem ser irreversíveis.
O uso de ações de educação em saúde, ajuda a esclarecer muitos mitos e superstição que rege o imaginário da cultura de uma população onde quanto mais é distante o mundo externo mais se vê a mudança de hábitos que venha a ser danosos para a vida da população, e lembrando que cultuar se tramite para a nova geração assim podendo ser passada para outros essa habito danoso a saúde.